Vai investir em marketing? Sem registro de marca, você pode estar rasgando dinheiro
O custo do registro de marca é pequeno. O prejuízo de não registrar é gigante.
Você decidiu dar um passo importante para o seu negócio. Está pronto para investir para crescer, aparecer, atrair clientes e escalar seus produtos ou serviços. Fechou todos os serviços considerados fundamentais, como tráfego pago, gerenciamento de redes sociais, criação de um site, entre outros. Contudo, esqueceu do registro de marca. Saiba que isso muda tudo!


Você está investindo pesado, mas em algo que ainda não é seu
Sem o registro de marca, você não tem o direito legal de usá-la. Você pode ter criado o nome, a logo, o conceito – mas, na prática, ela não te pertence. A marca só passa a ser sua após passar pelos procedimentos de registro do INPI.
Isso significa que você está anunciando algo que pode ser tomado de você, construindo uma imagem que pode ser bloqueada a qualquer momento e fortalecendo um nome que, legalmente, pode ser de outra pessoa ou empresa.
Sem o registro de marca, tudo o que você construiu pode desaparecer do dia pra noite
O registro de marca protege o seu patrimônio de situações como essas, abaixo:
1) Bloqueio do Instagram
Você pode já ser conhecido no mercado, ter mais de 10 mil seguidores, mas se não tiver o registro de marca, outra pessoa pode registrar a sua marca, denunciar o seu perfil e você perderá tudo, já que será acusado de uso indevido de marca registrada.
2) Perda da loja do Ifood
Sem o registro da marca, sua loja no iFood pode ser retirada da plataforma se outra empresa com o nome registrado formalizar uma denúncia. Mesmo que você atue há anos e tenha boas avaliações, o direito é de quem tem o registro oficial no INPI.
3) Processos
Além de perder seu perfil nas redes sociais e em plataformas de delivery ou outras, você ainda pode correr o risco de enfrentar processos por uso indevido de marca. Além de multas, essa situação servirá para você realizar todo o processo da sua marca de novo, criando um novo nome, trazendo prejuízos e problemas para a reputação do seu negócio.

Investir em marketing sem ter o registro de marca é um erro caro
A falta do registro de marca é como construir uma loja em um terreno alugado. Você faz todo o investimento e esquece do principal, que pode levar tudo a perder. Não corra o risco de perder seu nome, sua identidade e a sua autoridade. Não recomece do zero, fale com os especialistas da Verifique Já e obtenha sua marca registrada com total segurança e praticidade.
Saiba um pouco mais sobre nós
Dúvidas Frequentes sobre o Registro de Marcas
O registro é válido por quantos anos
O registro de uma marca no Brasil é válido por 10 anos, contados a partir da data de concessão do registro. Este prazo pode ser renovado por períodos iguais e sucessivos.
Quanto tempo leva o processo de registro de marcas?
O processo de registro de uma marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) pode levar de 12 a 18 meses, considerando que não haja oposições ou exigências técnicas.
Quais documentos necessito enviar para registrar minha marca?
Os documentos geralmente necessários são:
• Formulário de pedido de registro de marca preenchido
• Comprovante de pagamento da taxa de registro
• Documento de identidade do requerente (CPF/CNPJ)
• Logotipo ou imagem da marca (se aplicável)
Quais as taxas que precisarei pagar além do plano contratado?
Além das taxas do serviço contratado para assessoria, existem as taxas do INPI, que incluem a taxa de pedido de registro e, posteriormente, a taxa de concessão do registro.
Eu preciso esperar a conclusão do processo para usar minha marca de forma segura?
Não, você pode começar a usar a sua marca assim que der entrada no pedido de registro. No entanto, a proteção legal só será garantida após a concessão do registro.
Posso registrar a minha marca como pessoa física?
Sim, no Brasil, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem solicitar o registro de uma marca.
Quais os riscos de não registrar minha marca?
• Ao não registrar sua marca, há o risco de terceiros a registrarem antes, podendo exigir a desativação das suas contas nas redes sociais.
• Não proteger sua marca pode prejudicar sua estratégia digital, impactando vendas, marketing e presença online.
• A mudança forçada de nome nas redes sociais pode confundir seguidores e clientes, resultando na perda de engajamento e reconhecimento conquistado.
Quais os benefícios que tenho ao registrar minha marca?
Alguns dos benefícios incluem:
• Direito exclusivo de uso da marca em todo o território nacional em seu ramo de atividade
• Possibilidade de licenciar ou franquear a marca
• Proteção contra o uso indevido por terceiros
• Valorização do ativo intangível da empresa